23/02/2024 – SÃO PAULO – Representando o Colegiado do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), o Presidente Renato Martins Costa participou hoje (23/2), ao lado de autoridades e representantes dos poderes constituídos do Estado de São Paulo, da solenidade de posse do novo Presidente da Corte de Justiça Eleitoral paulista, Desembargador Silmar Fernandes.

Realizada às 16h30, no Salão dos Passos Perdidos, na sede do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP), o evento marcou a posse dos magistrados, que foram eleitos por aclamação, pelo critério de antiguidade, e tomaram posse formal durante sessão do TRE-SP de 18 de dezembro passado.

Dentre as autoridades presentes, estiveram o Ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski; o Presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes; os Ministros André Mendonça, Cristiano Zanin e Dias Toffoli, do STF; o Governador e o Vice-Governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas e Felício Ramuth; o Presidente da Assembleia Legislativa, André do Prado; o Prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes e o Presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), Desembargador Fernando Antonio Torres Garcia, anfitrião da solenidade.

. Currículo

Natural de São Paulo, Silmar Fernandes ingressou na magistratura em 1988 e, no ano de 2016, foi promovido a Desembargador do TJSP. No TRE-SP, atuou como Juiz efetivo de 2013 a 2016. Em 2018, foi eleito juiz substituto na classe dos desembargadores. No biênio 2022-2023, ocupou a Vice-presidência do TRE-SP e a Corregedoria Regional Eleitoral. Em 2022, foi Presidente do Colégio de Corregedores Eleitorais.